terça-feira, 12 de abril de 2011

Ilha do Cardoso

Visitei o Parque Estadual da Ilha do Cardoso pela primeira vez neste fim de semana, feriado em Santo André (8 a 10 de abril de 2011). Fui com duas turmas da disciplina "Práticas de Ecologia" da UFABC, junto com o Prof. André Eterovic, Profa. Gisele Ducati e os monitores Rafael "Bolinho", Nelson "Leléu" e Maurinho. Como o alojamento do Parque estava em reforma, ficamos hospedados no Hotel Marazul em Cananéia.



Na sexta-feira, dia 8/04, saimos da UFABC entorno das 14h e chegamos umas 20h por causa de um pneu furado no ônibus. A viagem deveria durar umas 4 h... À noite, tivemos a palestra do Prof. Nelson sobre ecossistemas marinhos.

No dia seguinte, fomos de escuna à Ilha do Cardoso. A travessia da Ilha de Cananéia até a Ilha do Cardoso demora cerca de 40 minutos.



Desembarcamos na Ilha do Cardoso e caminhamos uns 6 km até o costão rochoso.



No caminho, observamos as características abióticas e bióticas do cordão arenoso e dos ecossistemas litorâneos próximos: restinga e mangue.



Chegando no costão rochoso, observamos alguns caranguejos, anêmonas, cracas, um pepino-do-mar, entre outros animais interessantes.





Voltamos os 6 km até o restaurante, almoçamos e em seguida fomos até a restinga e a mata. Passamos pelo alojamento do Parque e pelo ex-museu onde tinha um mapa da região.



Prof. Mauro explicou sobre as interações entre a embaúba (Cecropia sp.) e as formigas Azteca sp.



À noite, tivemos a palestra do Prof. Rafael sobre as ilhas oceânicas e seu trabalho com as tartarugas marinhas.


No dia seguinte, dia 10/04, visitamos o mangue com sua vegetação e fauna características, como o caranguejo e o mangue-bolota.






Depois do mangue, os alunos foram divididos em 4 grupos para criar uma maquete dos ecossistemas litorâneos usando material morto disponível no local em 15 minutos. A equipe vencedora foi aquela que construiu a melhor maquete e explicou melhor o funcionamento dos ecossistemas litorâneos.



Apesar de os dias não terem sido ensolarados, a Ilha do Cardoso é maravilhosa. Vejam mais fotos aqui. Quem tiver interesse em conhecer este paraíso, entre em contato com o gestor do Parque para agendamento (http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php?hotsite=8aa4e057ae7a54594f03a7199dda6b3a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário