sábado, 27 de março de 2010

Parque Estadual do Juquery

Uma das aulas práticas da disciplina "Práticas em Ecologia" oferecida pelo Prof. André Eterovic e por mim na UFABC foi realizada no Parque Estadual do Juquery no sábado passado (20/03/2010). O dia ensolarado ajudou, mas o parque é lindo e o único remanescente do Cerrado brasileiro na Região Metropolitana de São Paulo. Eu recomendo!

O P. E. do Juquery situa-se na região noroeste da Grande São Paulo, nos Municípios de Franco da Rocha e Caieiras. O Parque foi criado pelo Decreto 36.859, de 05/06/1993, está sob responsabilidade do Instituto Florestal e possui 3.006 hectares. Antes de ser criado o parque, a área era uma fazenda e possuía um campo de pouso que hoje está fechado.



A aula prática consistia em descrever rapidamente três fitofisionomias do Cerrado: campo sujo, mata de galeria e campo cerrado. Chegamos no parque umas 9h, percorremos cerca de 5 km, com várias paradas para observação e explicações sobre o ambiente, sendo as atividades encerradas umas 15h. Tivemos a oportunidade de subir no mirante de 20 m de altura usado pela vigilância para prevenção de incêndios, mas também aberto à visitação desde julho de 2009.


Chegando ao Parque Estadual do Juquery 


Campo Sujo com invasão de capim-gordura

Mata de Galeria
Campo Cerrado

Mirante de vigilância e aberto à visitação desde 2009

Vista do campo sujo e da mata de galeria de cima do mirante


Vista do campo cerrado de cima do mirante


A volta para a entrada do Parque, passando pelo lago



COMO CHEGAR:
A entrada do parque está na Estrada do Governo no 1800. O acesso de carro é:
- Av. Cruzeiro do Sul, R. Voluntários da Pátria, Av. Sta. Inês, Estrada de Sta. Inês (sentido SP-Franco da Rocha), Rod. Pref. Luiz Salomão Chamma.
- Rodoanel, saída Caieiras, Franco da Rocha sentido Mairiporã.
- Rod. Fernão Dias, saída Mairiporã, sentido Franco da Rocha.

O acesso usando transporte público é por trem (descer na estação Franco da Rocha) e depois pegar o  ônibus Mairiporã ou Vila Machado (ponto em frente ao supermercado Russi) e descer na Portaria 1 do Parque, na Estrada do Governo, em frente à escola do Corpo de Bombeiros.





O parque está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h00 às 17h00. Grupos especiais e escolares, com até 50 pessoas, devem fazer agendamento prévio pelos telefones (11) 4449-5545 e (11) 4443-3106 e pelo e-mail pejuquery@yahoo.com.br.

3 comentários:

  1. Realmente o Parque é lindo e vale a pena conhecê-lo e caminhar pelas suas tilhas.
    É um maravilhoso contato com a natureza e tão pertinho da gente, que precisamos valorizar a nossa beleza natural e fazê-la reconhecida principalmente pelo que Franco da Rocha tem de melhor- Uma grande reserva Natural - Flora e Fauna nativas da nossa região.
    Franco da Rocha é assim, Naturalmente hospitaleira!

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone, tudo bem?

    Li e gostei de seu post, ele fala sobre uma questão muito importante.

    Estou escrevendo aqui para trazer a informação de como tem sido tratado o Rio Juquery. Neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vca810sNthE) é possível ver que a falta de tratamento e saneamento básico esta destruindo dia após dia a fauna e flora do rio e que se continuarmos sem ter alguém na assembléia que o defenda, em breve não teremos mais nada o que defender.

    Por isto peço que no dia 03/10 ajude-me a ser eleito para que possamos defender juntos o Rio Juquery e oferecer saneamento básico a todos que moram nestas cidades por onde o rio passa.

    Para encontrar mais informações sobre minhas propostas acesse o site: http://anesiodecampos.com.br


    Anésio de Campos
    Deputado Estadual - 43.133

    ResponderExcluir
  3. Mto bom seu post!


    Me convenceu a visitar o parque!

    ResponderExcluir