domingo, 11 de outubro de 2009

Road Ecology in Latin America Symposium

Eu tive a honra de organizar e coordenar o Simpósio de Ecologia de Estradas na América Latina, parte da Conferência Latino-Americana de Ecologia de Paisagens, realizada de 4 a 7 de Outubro de 2009, em Campos do Jordão. Consegui o apoio do CNPq, o que possibilitou financiar a participação de Dr. Stephen Perz, Dr. Alex Bager, Dra. Cecilia Bueno e a minha.


O Dr. Stephen Perz, sociólogo da Universidade da Flórida (EUA), com mais de 10 anos de experiência no assunto, discutiu a problemática dos conflitos socio-economico-ambientais criados pela construção ou aprimoramento de estradas na Amazônia (Peru, Bolívia, Brasil). Eu apresentei os resultados do meu pós-doutorado, mostrando como as estradas podem funcionar como barreiras para comunidades de pequenos mamíferos não-restritos do bioma Mata Atlântica. O Dr. Alex Bager, docente da Universidade Federal de Lavras (MG) com mais de 10 anos de experiência no tema, apresentou uma revisão do estado-da-arte dos estudos de impacto das estradas sobre a mortalidade de vertebrados no Brasil. E finalmente, a Dra. Cecilia Bueno, docente da Universidade Veiga de Almeida (RJ), apresentou os resultados de seu projeto - Caminhos da Fauna - de mais de 3 anos na BR-040, destacando a importância da Educação Ambiental para mitigar o impacto das estradas sobre a fauna, reduzindo assim, a mortalidade destes animais.


Todo o congresso e, especialmente o Simpósio de Ecologia de Estradas, foram excelentes. Pude passar bastante tempo com o grupo de estradas e trocar muitas idéias. Acredito que a tendência é o fortalecimento do grupo e a aquisição de novos membros, como por exemplo, o Giordano.


Os próximos passos são propor uma mesa-redonda para o próximo Congresso Brasileiro de Mastozoologia e participar do IUFRO Landscape Ecology Working Group International Conference (September 2010, Bragança, Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário