O P. E. do Juquery situa-se na região noroeste da Grande São Paulo, nos Municípios de Franco da Rocha e Caieiras. O Parque foi criado pelo Decreto 36.859, de 05/06/1993, está sob responsabilidade do Instituto Florestal e possui 3.006 hectares. Antes de ser criado o parque, a área era uma fazenda e possuía um campo de pouso que hoje está fechado.
A aula prática consistia em descrever rapidamente três fitofisionomias do Cerrado: campo sujo, mata de galeria e campo cerrado. Chegamos no parque umas 9h, percorremos cerca de 5 km, com várias paradas para observação e explicações sobre o ambiente, sendo as atividades encerradas umas 15h. Tivemos a oportunidade de subir no mirante de 20 m de altura usado pela vigilância para prevenção de incêndios, mas também aberto à visitação desde julho de 2009.
Chegando ao Parque Estadual do Juquery
Campo Sujo com invasão de capim-gordura
Mata de Galeria
Campo Cerrado
Mirante de vigilância e aberto à visitação desde 2009
Vista do campo sujo e da mata de galeria de cima do mirante
Vista do campo cerrado de cima do mirante
A volta para a entrada do Parque, passando pelo lago
COMO CHEGAR:
A entrada do parque está na Estrada do Governo no 1800. O acesso de carro é:
- Av. Cruzeiro do Sul, R. Voluntários da Pátria, Av. Sta. Inês, Estrada de Sta. Inês (sentido SP-Franco da Rocha), Rod. Pref. Luiz Salomão Chamma.
- Rodoanel, saída Caieiras, Franco da Rocha sentido Mairiporã.
- Rod. Fernão Dias, saída Mairiporã, sentido Franco da Rocha.
O acesso usando transporte público é por trem (descer na estação Franco da Rocha) e depois pegar o ônibus Mairiporã ou Vila Machado (ponto em frente ao supermercado Russi) e descer na Portaria 1 do Parque, na Estrada do Governo, em frente à escola do Corpo de Bombeiros.
O parque está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h00 às 17h00. Grupos especiais e escolares, com até 50 pessoas, devem fazer agendamento prévio pelos telefones (11) 4449-5545 e (11) 4443-3106 e pelo e-mail pejuquery@yahoo.com.br.